Dicas de Conservação para Seu Cicloway
Os veículos com motores elétricos trazem várias mudanças para o cotidiano de quem está acostumado a ter um automóvel tradicional a combustão. Quando se tem um carro comum, movido a gasolina ou álcool, por exemplo, é necessário encher o tanque, calibrar os pneus, limpar o veículo e fazer outras manutenções conforme ele é usado.
Em um equipamento elétrico é óbvio que não é preciso colocar combustível para que ele funcione, porém existem métodos para que o proprietário conserve o seu produto. Você sabe como fazer a manutenção de seu patinete elétrico da Cicloway?
Se a resposta for não, fique tranquilo. Separamos dez dicas para você cuidar bem do seu veículo e conservá-lo por bastante tempo!
Dicas de Conservação
1- Evite estacionar o patinete no sol
De modo geral, o calor em excesso não faz bem para a bateria de automóveis elétricos. Quando ela fica muito quente, ela passa por um envelhecimento prematuro e isso pode fazer com que a bateria perca a capacidade de manter a carga por muito tempo.
É claro que há outros fatores que influenciam no aquecimento da região do produto, mas estacioná-lo na sombra pode ajudar a manter a bateria em sua temperatura normal. Sendo assim, prefira deixar seu veículo sempre em garagens e estacionamentos cobertos.
2- Não carregue por muito tempo
Os patinetes da Cicloway possuem voltagem de 110, 220v e completam a recarga em poucas horas. No momento em que o carregamento da bateria começa, uma luz vermelha acende para indicar que a carga está sendo abastecida.
Após, aproximadamente, 3,5 horas, a luz verde acenderá para mostrar que a carga da bateria está completa. É permitido deixar por mais tempo o produto ligado na tomada, porém não o largue por 10 horas ou mais, pela segurança do patinete. Como foi dito, não é bom que a bateria esquente demais, então atente-se a isso.
3- Não deixe a bateria descarregar totalmente
Outra recomendação que se relaciona com a bateria do veículo! Afinal, para conservar o equipamento é fundamental que ela não tenha problemas e funcione corretamente pelo maior tempo possível.
Assim como não é indicado manter o produto por um grande período na tomada, também não é apropriado deixar que ele descarregue totalmente para que você comece a abastecer a carga, pois isso afeta a performance da bateria.
Então, quando perceber que a luz vermelha acendeu, não espere que o patinete pare de funcionar. Chegue em casa e coloque-o na tomada.
4- Não lave o seu patinete
Não é proibido limpar o seu veículo, mas há o jeito certo de fazer essa tarefa. Em primeiro lugar, não mergulhe o patinete na água, não jogue água de mangueira ou jatos e não aplique produtos diretamente nele. Mesmo que ele esteja desligado, não é permitido realizar nenhuma dessas ações.
Ainda, não é recomendado limpar o equipamento com álcool, alvejantes ou qualquer tipo de sabão. Esses materiais podem manchar o veículo e até provocar problemas na estrutura dele, como rachaduras. O ideal é apenas passar um pano úmido com água para tirar a sujeira do dia a dia e tomar bastante cuidado para não atingir a região do motor.
Aqui é importante salientar: o patinete elétrico pode tomar chuva, não há problema. O que não é permitido e pode trazer complicações é mergulhar o motor na água ou jogá-la diretamente nesse local.
5- Fuja das maresias
Para quem vive no litoral, essa dica é muito importante. A maresia tem a capacidade de diminuir consideravelmente a vida útil de produtos elétricos. Sendo assim, para proteger seu produto, guarde-o encapado e em lugares fechados.
Faça ainda a manutenção dele com anticorrosivos, pois eles auxiliam na conservação do equipamento e evitam a deterioração dele.
6- Não guarde o aparelho molhado
Um conselho para escapar de maiores problemas com o funcionamento do patinete é não guardá-lo molhado. Caso você tenha tomado chuva enquanto o conduzia, ao chegar em casa, passe um pano no veículo antes de deixá-lo em um local fechado.
7- Calibre os pneus
Em um carro, seja ele a combustão ou elétrico, é preciso calibrar os pneus quando houver necessidade. Essa dica não se aplica aos patinetes ES2 e ES4, pois eles possuem rodas de borracha maciça que não fura nem murcha.
8- Recarregue-o mensalmente
Outra ação que pode preservar a qualidade do seu produto é recarregá-lo todos os meses. Se você utilizar bastante o aparelho, é claro que você fará isso com uma grande frequência.
Porém, há pessoas que viajam e deixam o patinete em casa, ou apenas não o usam com tanta regularidade. Se esse for o seu caso, lembre-se de carregar o aparelho, pelo menos, uma vez ao mês, mesmo que ele não tenha sido utilizado.
9- Preste atenção ao terreno
Os produtos da Cicloway são resistentes e possuem um sistema de alta segurança. Contudo, eles não são fabricados para andar em qualquer tipo de terreno e para uso Off Road.
Calçadas, ciclovias e ciclofaixas em grandes centros costumam ter desníveis e não há problema em andar com o patinete nesses lugares. O que deve ser evitado são locais, por exemplo, com muitos obstáculos, não asfaltados ou com superfícies molhadas, para que seu aparelho não desgaste rapidamente.
10- Faça revisões periodicamente
Quando adquirimos um carro, uma moto e até uma bicicleta, já sabemos que será necessário fazer manutenções regularmente para manter a qualidade do produto. Dessa forma, o patinete elétrico também precisa passar por revisões periodicamente.
Existem assistências técnicas com conhecimento nesse tipo de veículo, então você não precisa tentar consertar um problema sozinho. Entre em contato com o nosso chamado técnico antes de qualquer coisa.
Aliás, não se esqueça: mesmo que não haja nenhum defeito ou desgaste aparente, leve o equipamento para a assistência com determinada frequência para preservá-lo em bom estado.
O patinete elétrico, assim como todos os veículos, precisa de revisões para manter-se conservado e com uma boa qualidade. Depois de descobrir como preservar o seu aparelho da Cicloway, que tal conhecer o triciclo Trikke?